Portal ApoTech

Notícias Segurança

Site do Prêmio Nobel sofreu ataque cibernético DDoS no dia do evento

A Fundação Nobel e o Instituto Nobel da Noruega divulgaram um ataque cibernético

Site do Prêmio Nobel sofreu ataque cibernético DDoS no dia do evento
Ronnie Mancuzo
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Fundação Nobel e o Instituto Nobel da Noruega divulgaram um ataque cibernético ocorrido justamente durante a cerimônia de premiação em 10 de dezembro de 2021. Conforme revelado, o site da instituição foi atingido por um ataque DDoS (Distributed Denial of Service), com altos volumes de tráfego “lixo” e um grande número de solicitações de conexão falsas.

Esse tipo de ação esgota os recursos do servidor disponíveis e torna o site incapaz de atender visitantes reais. A publicação da Fundação Nobel diz que o ataque, entretanto, “foi evitado e não afetou a experiência dos usuários do site ou a divulgação do conteúdo”.

“O ataque cibernético submeteu os sites a cargas extremamente altas e foi projetado para tentar impedir nossa capacidade de atualizar e publicar novas informações sobre o Prêmio Nobel e as conquistas dos Prêmios Nobel”, detalha o anúncio oficial .

“A Fundação Nobel e o Instituto Nobel Norueguês, portanto, consideram isso um sério ataque ao Prêmio Nobel e o denunciaram à polícia para ajudar a gerar conscientização sobre esse tipo de ataque cibernético”, acrescenta.

O Nobel é um prêmio anual concedido a pessoas cujo trabalho em física, química, fisiologia, medicina, literatura e paz foi considerado excepcional e particularmente benéfico para a humanidade. No momento, não há informações sobre quem poderia estar por trás desse ataque cibernético, mas existem vários candidatos em potencial.

Críticas ao Prêmio Nobel podem ter influenciado ataque

O site Bleeping Computer lembra que a Fundação Nobel tem sido repetidamente criticada por preconceito e favoritismo. Inclusive sendo acusada de manter uma postura injusta contra cientistas de países específicos.

Como exemplo, é citada a China. O país possui mais de 1,4 bilhão de pessoas, porém recebeu o prêmio apenas oito vezes. Enquanto isso, a Índia ganhou 12 vezes, a Rússia teve 32 vencedores e o Japão apenas 29. Por outro lado, indivíduos dos Estados Unidos foram premiados 398 vezes, o Reino Unido recebeu 137 prêmios Nobel, a Alemanha recebeu o prêmio 111 vezes e a França teve 70 vencedores.

Além disso, o comitê de premiação do Prêmio Nobel foi criticado por excluir pesquisadores que tiveram contribuições importantes em estudos premiados ou ignorar descobertas pioneiras para premiar descobertas relativamente menores. Dada a controvérsia (com um certo tom geopolítico por trás), talvez não seja possível descartar o envolvimento de um ator apoiado por algum desses governos no ataque.

Aviso: Esse conteúdo não reflete a opinião do nosso portal e a sua fonte é olhardigital.com.br

Veja também

Envie sua mensagem para nossa Central de Atendimento.