Portal ApoTech

Notícias Segurança

FBI alerta sobre golpes via caixas eletrônicos de criptomoedas

O alerta foi dado pelo Departamento Federal de Investigações (FBI) na Quinta(04)

FBI alerta sobre golpes via caixas eletrônicos de criptomoedas
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um novo tipo de golpe envolvendo caixas eletrônicos de criptomoedas e QR Code para pagamentos tem crescido nos Estados Unidos, resultando em prejuízos financeiros para as vítimas. O alerta foi dado pelo Departamento Federal de Investigações (FBI) na quinta-feira (4).

De acordo com as autoridades, os responsáveis pelos esquemas fraudulentos entram em contato com potenciais alvos se identificando como supostos funcionários públicos, representantes de entidades governamentais, ganhadores de loterias ou advogados. Eles também podem se passar por um familiar ou até fingirem interesse romântico.

Independente do método de aproximação, os golpistas tentam enganar a vítima para solicitar dinheiro. Para receber a quantia, o grupo fornece um QR Code associado à sua carteira digital e orienta que a vítima deve efetuar o pagamento em um caixa eletrônico de criptomoeda.

Bastante organizados, segundo o FBI, os fraudadores se mantêm em contato com o alvo em tempo real, passando todas as instruções para a retirada do dinheiro de contas de investimento ou aposentadoria, a compra de criptomoedas e a conclusão da transação. Ao finalizar o processo com o código, a quantia é transferida para a carteira dos cibercriminosos.

Difícil de rastrear
Em um processo diferente das transferências convencionais, que podem demorar até dois dias para serem concluídas, os pagamentos em criptomoedas são compensados instantaneamente. Logo em seguida, o destinatário transfere os fundos recebidos para uma conta no exterior.

A "natureza descentralizada da criptomoeda" dificulta o rastreamento do dinheiro transferido, conforme o FBI, e por isso o método tem sido cada vez mais utilizado. Assim, a recuperação das quantias é complicada, podendo resultar em perdas financeiras consideráveis.

Para não cair em golpes como esse, os investigadores recomendam nunca enviar dinheiro para pessoas com as quais você só conversou pela internet. Desconfiar de supostas solicitações de pagamentos que só podem ser feitos em dinheiro digital e evitar o uso de caixas de bitcoin e demais criptomoedas são outras dicas.

Aviso: Esse conteúdo não reflete a opinião do nosso portal e a sua fonte é www.tecmundo.com.br
Comentários:

Veja também